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Qual o custo de uma manicure profissional?

Você é uma manicure que ama o que faz e quer oferecer um serviço de qualidade para as suas clientes? Então você sabe que não basta ter talento e criatividade, é preciso também investir em materiais, equipamentos, divulgação e capacitação. Mas quanto custa ser uma manicure profissional? Quais são os gastos que você tem para manter o seu negócio funcionando e garantir uma renda satisfatória? Neste artigo, vamos te ajudar a responder essas perguntas e te dar algumas dicas para aumentar o seu faturamento como manicure.


calculando o custo de uma manicure

O custo de uma manicure depende de vários fatores, como o local onde você atende, o tipo de serviço que você oferece, a qualidade dos produtos que você usa, o seu público-alvo, a sua concorrência, entre outros. Mas podemos dividir os custos em três categorias principais: custos fixos, custos variáveis e custos ocultos.


Os custos fixos são aqueles que não mudam muito independente do número de clientes que você atende, como aluguel, água, luz, telefone, internet, impostos, taxas, salário (se você tiver funcionários), etc. Esses custos devem ser pagos todo mês e representam uma parte importante do seu orçamento.


Os custos variáveis são aqueles que variam de acordo com a demanda do seu serviço, como produtos (esmaltes, removedores, algodão, lixas, palitos, alicates, etc.), equipamentos (secador, esterilizador, autoclave, etc.), transporte (se você atende a domicílio), comissões (se você trabalha em um salão ou esmalteria), etc. Esses custos devem ser controlados com cuidado para evitar desperdícios e garantir a qualidade do seu trabalho.


Os custos ocultos são aqueles que muitas vezes passam despercebidos, mas que também afetam o seu lucro, como manutenção dos equipamentos, reposição dos produtos vencidos ou danificados, cursos de atualização, marketing (cartões de visita, flyers, redes sociais, etc.), imprevistos (doenças, acidentes, etc.), etc. Esses custos devem ser previstos e reservados em um fundo de emergência.


Para calcular o custo total de uma manicure, você deve somar todos esses custos e dividir pelo número de clientes que você atende por mês. Por exemplo, se você tem um custo fixo de R$500 por mês, um custo variável de R$10 por cliente e um custo oculto de R$100 por mês, e atende 100 clientes por mês, o seu custo total será:


Custo total = (500 + 10 x 100 + 100) / 100 = R$16 por cliente


Isso significa que cada cliente te custa R$16 para ser atendida. Mas isso não é tudo. Você ainda precisa saber quanto você cobra por cada serviço e quanto você lucra com cada cliente. Para isso, você deve subtrair o seu custo do seu preço. Por exemplo, se você cobra R$25 por uma manicure simples e R$35 por uma manicure decorada, o seu lucro será:


Lucro = Preço - Custo

Lucro com manicure simples = 25 - 16 = R$9 por cliente

Lucro com manicure decorada = 35 - 16 = R$19 por cliente


Isso significa que cada cliente te dá um lucro de R$9 ou R$19 dependendo do tipo de serviço. Mas isso ainda não é o suficiente. Você ainda precisa saber quanto você ganha por mês e por ano com o seu negócio. Para isso, você deve multiplicar o seu lucro pelo número de clientes que você atende por mês e por ano. Por exemplo, se você atende 100 clientes por mês, sendo 50 com manicure simples e 50 com manicure decorada, o seu faturamento será:

Faturamento = Lucro x Número de clientes

Faturamento mensal = (9 x 50 + 19 x 50) = R$1400 por mês

Faturamento anual = 1400 x 12 = R$16.800 por ano



Isso significa que você ganha R$1400 por mês e R$16.800 por ano com o seu negócio de manicure. Mas será que isso é suficiente para você se manter e prover uma vida digna para você e sua família? Isso depende do seu padrão de vida, dos seus objetivos e dos seus sonhos. Mas se você quer aumentar o seu faturamento como manicure, existem algumas estratégias que você pode adotar, como:


- Aumentar o seu preço:

Você pode cobrar mais pelo seu serviço se você oferecer um diferencial, como qualidade, rapidez, criatividade, exclusividade, etc. Mas cuidado para não afastar os seus clientes com preços muito altos. Faça uma pesquisa de mercado e veja quanto a sua concorrência cobra e quanto os seus clientes estão dispostos a pagar.




- Aumentar o seu número de clientes:

Você pode atrair mais clientes para o seu negócio se você investir em divulgação, como redes sociais, indicações, parcerias, promoções, etc. Mas cuidado para não sobrecarregar a sua agenda e comprometer a qualidade do seu serviço. Tenha um controle do seu tempo e da sua capacidade de atendimento.



- Aumentar o seu ticket médio:

Você pode fazer com que cada cliente gaste mais com você se você oferecer serviços adicionais ou complementares, como pedicure, esmaltação em gel, francesinha, jóias, esmalte importado, spray secante, etc. Mas cuidado para não oferecer serviços que não tenham a ver com o seu perfil ou que exijam mais custos do que lucros. Escolha serviços que tenham demanda e rentabilidade.



- Reduzir os seus custos:

Você pode economizar mais dinheiro se você reduzir os seus gastos com materiais, equipamentos, impostos, etc. Mas cuidado para não comprometer a qualidade do seu serviço ou a sua segurança. Busque fornecedores confiáveis, negocie descontos, aproveite promoções, faça compras em atacado, etc.






Essas são algumas dicas para você aumentar o seu faturamento como manicure e ter uma vida mais tranquila e feliz. Lembre-se que ser uma manicure profissional exige dedicação, organização e planejamento. Mas também traz muitas recompensas, como satisfação pessoal, reconhecimento profissional e liberdade financeira. Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender melhor o custo de uma manicure e a te inspirado a buscar o seu sucesso. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com as suas amigas e deixe o seu comentário. Obrigada pela leitura e até a próxima!




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